Friday 24 October 2014

Wherever you are…Aonde quer que estejas..

Mensagem do Presidente sobre o estado da Nação

Mensagem do Presidente sobre o estado da Nação « Angola « POLITICA « Category « Home

Mensagem do Presidente sobre o estado da Nação

Mensagem do Presidente sobre o estado da Nação

Wednesday 15 October 2014 03:12:44 AM

Fonte : Uakidi.com & JA

Comentarios : 0

Adicionar a Pasta Print Baixar em PDF
Baixar o Audio

 

A Assembleia Nacional acolhe hoje, a partir das 10 horas, o acto solene de abertura da III Sessão Legislativa da III Legislatura, com enorme expectativa à volta da mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre o estado da Nação.

Trata-se de um momento de grande significado no processo de consolidação da democracia em Angola, pela importância que encerra a ida do Presidente da República e titular do Poder Executivo ao Parlamento, órgão que exerce o Poder Legislativo do Estado. Na intervenção do mais alto magistrado do país, além do estado da Nação é esperado, como dispõe a Constituição (art.118.º), que fale das políticas preconizadas para a resolução dos principais assuntos, promoção do bem-estar dos angolanos e desenvolvimento de Angola.

Segundo a deputada Emília Carlota Dias, porta-voz da Assembleia Nacional, foi ensaiado ao detalhe a realização dessa sessão solene, para a qual foram convidadas cerca de 300 personalidades, desde representantes dos órgãos de soberania, membros do corpo diplomático acreditado em Angola, da sociedade civil, autoridades tradicionais e entidades religiosas. “As condições estão criadas, estamos empenhados para uma melhor organização de forma a que este ano parlamentar seja realizado com muito êxito e, como sabem, os angolanos, nesta ocasião, esperam sempre com muita expectativa por aquilo que dirá o Presidente da República na sua mensagem sobre o estado da Nação”, disse.

Emília Carlota Dias considerou “perfeitamente normal essa grande expectativa”, pois, como referiu, as pessoas esperam sempre que o Presidente da República fale à Nação sobre a dinâmica dos trabalhos nos vários sectores da vida económica, política e social do país. “Essa também é a nossa expectativa”, frisou a deputada.

Aprovado pela Comissão Permanente da Assembleia Nacional, o programa da reunião solene de abertura da III Sessão Legislativa da III Legislatura prevê outro momento alto neste dia: o discurso de abertura do Ano Parlamentar, proferido pelo líder do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em que deve falar sobre os progressos a nível do debate parlamentar e dos principais desafios da III Sessão Legislativa.

 

Expectativa dos deputados

Como disse a porta-voz da Assembleia Nacional, os deputados também estão ansiosos em ouvir a mensagem do Presidente da República. Raul Danda, líder da bancada da UNITA, acredita que o Chefe de Estado fale da necessidade de realização das eleições autárquicas e anuncie medidas para a melhoria de vida dos cidadãos e o combate à corrupção.

O deputado disse esperar que o Parlamento tenha um desempenho melhor que o anterior, em particular na produção de leis e na acção fiscalizadora dos actos do Governo. Lucas Ngonda, da FNLA, considerou que a não realização regular de eleições autárquicas constitui aquilo que chamou de “défice para a democracia”, e disse ser com as autarquias que se concretiza a democracia participativa.

O deputado do PRS, Benedito Daniel, defendeu que a aprovação de uma Lei das Autarquias deve ser um dos assuntos de destaque durante o novo ano parlamentar. Sugeriu uma proposta de consenso de todos os partidos representados na Assembleia Nacional. “O PRS não quer apresentar um anteprojecto para ser reprovado. Devemos procurar o consenso”, defendeu.

Da bancada da CASA-CE, André Mendes de Carvalho considerou prioritária a questão das autarquias, mas disse esperar que o Presidente da República também fale sobre a situação do “Banco Espírito Santo Angola” e sobre o engajamento de tropas angolanas em missões de paz das Nações Unidas.

O deputado Virgílio de Fontes Pereira considerou inequívoco o empenho do MPLA na preparação de todo o pacote institucional para a instalação das autarquias locais. O líder da bancada parlamentar do MPLA afirmou que o partido maioritário procura respeitar etapas de modo a institucionalizar órgãos como as autarquias locais. “As autarquias locais precisam de ser institucionalizadas na base de um conjunto de condições que devem ser organizadas e consolidadas, para poder corresponder às exigências de um Poder Autárquico”, sustentou o deputado, sublinhando que as eleições autárquicas não são apenas responsabilidade do Executivo e da Assembleia Nacional, mas de todo o país. Virgílio de Fontes Pereira disse que não se deve fazer as autarquias por fazer, mas sim por ser uma necessidade imperativa do Estado. “O MPLA está empenhado para que as autarquias surjam no momento preciso”, assegurou. Relativamente ao novo ano parlamentar, Fontes Pereira garantiu que a bancada parlamentar do MPLA vai se empenhar em garantir o cumprimento das iniciativas que concorram para a consolidação da vida parlamentar e da actividade do Executivo.

O MPLA, acrescentou, está também empenhado na reforma parlamentar. Por isso, disse, ainda neste ano parlamentar que abre hoje, vai concretizar a apresentação de uma proposta de revisão do regimento da Assembleia Nacional, principal instrumento de organização e funcionamento do Parlamento. Virgílio de Fontes Pereira referiu-se ainda à promoção da alteração de outros diplomas que fazem parte do Pacote Legislativo Parlamentar. Citou, entre outros diplomas, a Lei Orgânica da Assembleia Nacional e o Estatuto dos Deputados. O deputado Virgílio de Fontes Pereira disse ainda que o MPLA vai apoiar as iniciativas do Executivo no âmbito da Reforma da Justiça e do Direito, da Economia, Reforma Tributária e a organização administrativa do Estado.

Ultimas noticias

Cuba quer cooperar com Angola na prevenção do Ébola

Fri 24th of October 2014 09:00:19 AM

Cuba quer cooperar com Angola na prevenção do Ébola

“Cuba está a fazer um grande esforço para ajudar os países afectados pela epidemia do Ébola, com mais de 400 médicos e enfermeiras

Ler +

Prevenção e combate ao ébola no país

Thu 23rd of October 2014 10:20:38 AM

Prevenção e combate ao ébola no país

O Executivo angolano vai consolidar as acções contidas no Plano Nacional de Contingência para garantir a prevenção e protecção dos cidadãos contra o v&i

Ler +

China lançará uma sonda espacial nos próximos dias

Thu 23rd of October 2014 09:46:03 AM

China lançará uma sonda espacial nos próximos dias

A China lançará nos próximos dias uma nova sonda espacial que deve entrar em órbita ao redor da Lua e retornar à Terra, informou a imprensa estatal.

Ler +

Debates do Novo Ano Parlamentar começam dia 29

Thu 23rd of October 2014 09:36:53 AM

Debates do Novo Ano Parlamentar começam dia 29

Os presidentes dos grupos parlamentares da Assembleia Nacional definiram nesta quarta-feira, em Luanda, a agenda de trabalhos para a I Reunião Plenária Ordinária da III Sessão Legislativa da III Legi...

Ler +

Petróleo: Angola e 2º maior mercado das exportações escocesas

Thu 23rd of October 2014 09:33:37 AM

Petróleo: Angola e 2º maior mercado das exportações escocesas

Angola é, depois dos Estados Unidos, o segundo maior mercado das exportações escocesas de serviços do sector de petróleo e gás

Ler +

Banco Sol assina acordo de prestação de serviços com seguradoras

Thu 23rd of October 2014 09:29:04 AM

Banco Sol assina acordo de prestação de serviços com seguradoras

O Banco Sol assinou hoje, em Luanda, um acordo de prestação de serviços com as seguradoras GA Seguros e Media Seguros.

Ler +

Comente aqui! Ou Facebook

Quick Links

Home

About Us

Sitemap

Advertise With Us

Authors

Upload News

Entertainment

Sports

Blog

News Categories

Copyright © 2013 Uakidi.com.
All Rights Reserved

Powered by Weblinkangola.com Web Design & Web Development Company